Custo da construção civil avança no mês de janeiro

O Índice Nacional de Custo da Construção Civil – Mercado (INCC-M), divulgado nesta quinta-feira (26) pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV), revelou uma alta de 0,32% nos custos do setor em janeiro. Com isso, o acumulado dos últimos 12 meses chega a 9,05%.

Ainda com base no índice, o primeiro mês de 2023 registrou um aumento de custo superior ao de dezembro de 2022, quando o custo da construção civil aumentou em 0,27%.

Índice revela aumento dos custo da construção civil

Apesar da alta maior, o aumento deste mês de janeiro é inferior ao mesmo período de 2022. O setor apresentou uma alta de custo de 0,64%, além de um acumulado de 12 meses de 13,70%.

O levantamento da alta dos custos da construção civil é pesquisado entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês em questão. A pesquisa feita pela FGV em sete capitais apresenta a aceleração dos preços em duas delas: Belo Horizonte (de 0,14% para 3,17%)  e Salvador (de 0,25% para 0,45%).

Detalhes revelados na pesquisa

O índice de custo da construção civil levantado pela FGV, além do avanço de 0,32% registrado em janeiro, detalha outras percepções sobre o setor. Segundo a pesquisa, os materiais, equipamentos e serviços foram de 0,38% em dezembro para uma queda de 0,12% em janeiro.

O levantamento destaca também que “Três dos quatro subgrupos componentes apresentaram decréscimo em suas taxas de variação, destacando-se materiais para estrutura, cuja taxa passou de 0,62% para -0,55%”.

Enquanto o subgrupo que apresentou aumentos seguidos nos dois últimos meses foi o da mão de obra. O avanço registrado no custo da mão de obra da construção civil foi de 0,16% em dezembro e de 0,77% no primeiro mês de 2023.

FONTE: SEU CREDITO DIGITAL
LINK: https://seucreditodigital.com.br/custo-da-construcao-civil-avanca-no-mes-de-janeiro/