Construção civil usa inteligência artificial para aprimorar processos e entregar melhores projetos

Aprimorar os processos e elevar a eficiência em projetos de arquiteturas e engenharia são alguns dos maiores benefícios de abraçar o potencial revolucionário da inteligência artificial (IA) na indústria da construção civil. Os profissionais desse segmento têm explorado novas fronteiras, fazendo a geração automática de projetos, simulações e análises avançadas com o auxílio das ferramentas tecnológicas – tudo isso a partir de algoritmos e técnicas de aprendizado de máquina, o chamado “machine learning”, para processar grandes volumes de dados.

O arquiteto e urbanista João Lobato diz que a IA está, de fato, muito presente no mercado da construção civil. “A gente utiliza a inteligência artificial desde a concepção inicial do projeto, que a gente chama de estudo preliminar, onde a gente vai fazer toda a análise da do problema a ser resolvido, até a entrega do produto para o consumidor final”, destaca. Na visão do profissional, o uso de ferramentas tecnológicas trouxe “muitos avanços” ao segmento e, dependendo do caso, “não dá para voltar atrás”
Já o engenheiro civil Rosalvo Lima diz que a IA é utilizada desde a captação de clientes, com algoritmos capazes de entregar conteúdo a um determinado grupo de pessoas que possam ter interesse no produto, passando pela entrega da obra, até a utilização dos imóveis, com a internet das coisas, que é capaz de conectar diversos objetos dentro de uma casa, por exemplo.

Fonte: O LIBERAL
Leia na íntegra: https://www.oliberal.com/tecnologia-e-mercado/construcao-civil-usa-inteligencia-artificial-para-aprimorar-processos-e-entregar-melhores-projetos-1.697188